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Marketing para restaurantes: divulgação feita por clientes é excelente opção

Marketing para restaurantes: ideias que funcionam

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Se você é dono de um restaurante, deve ficar ansioso com tantas formas de marketing para restaurantes existentes no mercado. Mídia convencional ou mídia digital? Trabalhar com conteúdos para atrair o interesse de clientes ou fazer anúncios no Facebook e no Google? Redes sociais ou folhetos para distribuição em pontos movimentados? Existem muitas opções e diferentes respostas. Mas uma excelente dica é associar ações e maximizar resultados, trabalhar marketing online e off-line juntos para aumentar o alcance das ações.

A maior parte dos restaurantes tem obtido sucesso utilizando o marketing digital. Sem dúvida, uma excelente opção, que não exige  nenhum orçamento astronômico para atingir seus objetivos. Como há diferentes caminhos a seguir nesse campo, o fundamental é ter um objetivo claro e, a partir daí, escolher a melhor forma de ter resultado com marketing para restaurantes. É muito importante trabalhar com metas, objetivos e verba definida na largada: planeje tudo antes de começar cada ação.

Pesquisa mostra o que vem dando certo no marketing

De acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos e divulgada no Oddle (https://oddle.me/),um sistema  que administra pedidos para restaurantes, a internet é a principal fonte de negócios para restaurantes locais.

As pessoas entram em contato, fazem pedido ou vão aos restaurante através de divulgação nos seguintes canais:

–        Páginas de pedidos online (para pedidos via, email, telefone ou delivery)

–        Newsletter enviada por email

–        Sites de Busca

–        Páginas sociais

–        Reservas Online

–        Sites do Restaurante

Fazer promoções especiais em datas comemorativas cria uma excelente oportunidade de divulgação de seu restaurante
Fazer promoções especiais em datas comemorativas cria uma excelente oportunidade de divulgação de seu restaurante

Combinação de online e off-line maximiza resultados

Mas quem disse que usar mídias off-line está fora de moda? Métodos tradicionais de marketing, como atividades presenciais, não devem ser descartadas. Uma ação fortalece a outra e, como consequência, aumentam suas vendas do seu restaurante.

O boca a boca, por exemplo, é uma atividade que nunca sua força e ficou mais relevante ainda com a internet. As redes sociais só aumentaram sua força. Nas redes e sites como o TripAdvisor, o que tem mais relevância é a avaliação das outras pessoas. É vendo essas avaliações e comentários que as pessoas conhecem seu restaurante, vêem que tipo de avaliação tem seu serviço, se a comida é boa, como os preços são classificados (barato ou caro), etc.

Na internet, a satisfação do cliente vale muito. E uma opinião se multiplica por mil , porque cada um tem uma rede de amigos, que está conectada com outra rede de amigos, e assim sucessivamente. Por isso, se preocupe mais do que nunca com o boca a boca. Coloque tapete vermelho para seus influenciadores (aqueles clientes com forte atuação online), deixe-os felizes e sua reputação online vai se beneficiar disso.

Influenciadores tem uma grande rede de seguidores e amigos e gastam tempo comentando o que gostam e o que não gostam . Se essas pessoas falam bem, aleluia! Se falam mal, socorro! Deixe seus influenciadores satisfeitos, preste atenção nos comentários deles e conserte algum serviço caso alguma coisa esteja mal avaliada.

Criar alguma promoção que incentive clientes a divulgar seu restaurante é uma ótima forma de divulgação
Oferecer algum incentivo para seus clientes compartilharem sua promoção em suas redes sociais é uma ação de marketing

Promoções atraem clientes e engajam seus consumidores

Outra boa ideia de marketing é fazer parcerias. Crie promoções com seus fornecedores e divulgue. Peça a seus fornecedores para fazer a divulgação nos canais deles (caso tenham redes sociais, publicidade em algum lugar, etc) , divulgue nos seus canais e para seus clientes. Peça a eles que espalhem. É possível, por exemplo, fazer uma promoção onde quem compartilha ganha alguma coisa em agradecimento (desconto, um drink grátis, uma sobremesa, etc.). É sempre bom fazer de seus consumidores seus parceiros.

Promover eventos é outra ação off-line que ajuda na divulgação do seu restaurante. Use as datas comemorativas como ganchos para eventos, tipo drinks grátis num jantar do dia dos namorados, uma sobremesa grátis no dia das Mães, um jantar a luz de velas com algum atrativo, enfim, um evento será sempre assunto bom para promover, o que atrai a atenção e aumenta muito suas chances de sucesso. Divulgue isso nas suas redes sociais, envie newsletter para seus clientes comunicando as promoções, coloque no seu site e por todos os lugares a que tiver acesso. Só não esqueça de retirar do ar quando a promoção acabar.

Receita mistura ingredientes que funcionam

Outra ação casada ótima é cartão fidelidade. Crie seu cartão fidelidade e permita algumas “turbinadas” de vez em quando. Tipo: quando o movimento está fraco, divulgue que naquela data uma refeição vale por duas (ou se tomar uma garrafa de vinho ganha duas estrelinhas…). O importante é o cliente ganhar e o restaurante também. Ou incentive alguém a convidar um amigo e ganhe em troca alguma vantagem.

Enfim, ações de marketing digital com ações de marketing tradicional podem existir juntas ou separadas, depende de quanto esforço, fôlego e tempo você quer gastar. O importante é saber que o marketing é sempre seu aliado, mas é preciso sempre planejar bem e acompanhar os resultados para ter oportunidade de corrigir, aumentar ou reduzir ações que não estejam compensando.

Nós da 100% Digital somos especialistas em turbinar seu alcance, seja através da construção do seu site, redes sociais, anúncios no Google e muitas outras ações. Entre em contato conosco e conheça o que podemos fazer pelo seu restaurante.

 

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