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O endereço do seu restauramte não pode ser um segredo guardado a sete chaves

Marketing Digital para restaurante: como ser encontrado na internet

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Seu restaurante pode ser o local mais encantador do mundo e não ser visitado porque as pessoas não o encontram quando procuram por ele. Nesse post, indicaremos seis dicas de marketing digital para restaurantes que vão ajudar seu estabelecimento a ser encontrado na web.

Não faz muito tempo, as pessoas procuravam informações sobre restaurantes em páginas amarelas e listas de telefone. Agora, elas buscam no Google, nas redes sociais, no tripAdvisor, enfim, são muitos os caminhos. E não querem mais só saber endereço e telefone. Elas querem  informações sobre horário de funcionamento, menu, carta de vinhos, quem é o chef, ler comentários, recomendações e por aí afora.

Se você não disponibiliza essas informações online, de forma que as pessoas encontrem seu estabelecimento, seu restaurante pode estar perdendo cliente. Lembra o que eu mencionei acima? Seu lugar pode ser incrível, sua comida a melhor do mundo, mas seus clientes precisam encontrá-lo para ir lá.

Verifique como seu restaurante aparece no celular

Se você é um dono de restaurante focado na excelência de sua comida e no ambiente oferecido aos clientes, isso pode parecer um absurdo. Só que não é. Faça um teste: pegue seu celular e digite termos relevantes do seu restaurante: bairro, tipo de comida e veja o que aparece de resultados. Verifique se o nome do seu restaurante aparece como sugestão. Estar oculto ou com baixa visibilidade é perder clientes.

Seu restaurante precisa ser encontrado na internet
Se você quer ser encontrado na internet, faça marketing digital para que seu restaurante não fique oculto nas buscas web

Se você não faz nenhum tipo de trabalho de marketing digital, a chance de seu restaurante não aparecer nos primeiros resultados é grande ou, o que é pior, há uma grande possibilidade de seus concorrentes aparecerem na sua frente.

Dessa forma, se seu cliente está querendo jantar no seu restaurante  mas não o encontra quando procura no mundo digital, isso significa que no ano de 2017 você está perdendo negócio.

Conheça nossas dicas

Então, o que fazer para ser encontrado online e manter seus clientes chegando à sua porta? Confira as dicas de marketing digital para restaurante que estão abaixo:

1- Tenha uma conta no Google:

Além de ser o principal canal de pesquisa da internet, o Google oferece uma série de ferramentas e recursos para todos os restaurantes:

  • Google Maps
  • Google Analytics
  • You Tube
  • Webmaster
  • Tools
  • Adwords
  • Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é fundamental porque centraliza várias informações relevantes sobre seu restaurante, inclusive mapas, anúncios, mostra seu site e resultados de busca. Seus clientes poderão inclusive entrar nele e fazer uma avaliação sobre seu restaurante.

2- Socialize

Você precisa se relacionar com seus clientes e compartilhar informações atualizadas sobre seu restaurante. Para isso, é crucial estar nas redes sociais, que além de fidelizar e estabelecer um relacionamento com clientes, é importante para que seu restaurante ganhe relevância no ranking de pesquisas do Google.

Enquanto os anúncios do Google Adwords trazem resultados rápidos, os conteúdos em redes sociais e blogs são investimento no futuro, que vão trazer relevância no longo prazo.

Se você usar a página do Facebook para fins de marketing, crie uma página inserindo a categoria, acrescente seu site, reforce a página para checkin e não esqueça de adicionar o seu menu e outras informações importantes como fotos.

Se optar pelo Instagram, também estará fazendo uma ótima escolha pois, apesar do proprietário da rede ser o Facebook, ele engaja mais e seus conteúdos se propagam de forma mais rápida.

Não esqueça do Twitter, onde há um grande uso de propagação de informações fotos de comida e bebida. E o Pinterest, que é apropriado para compartilhar imagens bonitas e tratadas. E comida é um prato-cheio para fotos incríveis!!

O seu estabelecimento precisa ser encontrado nas redes sociais. Socialize e compartilhe fotos e informações
As redes sociais são importantes canais de marketing para restaurantes, pois ajudam no compartilhamento de informações atualizadas

3- Revise sites de Opiniões, como TripAdvisor

As opiniões e comentários de outros clientes são cada vez mais importantes na internet e há sites e comunidades especializados nisso, como o TripAdvisor. Uma boa prática é ficar de olho neles e administrar a sua página lá. Esses sites são extremamente importantes porque é neles que se espalha a informação boca a boca, ou seja, é lá que uma opinião pode ganhar muito peso e relevância.

Por isso, acompanhe de perto, saiba o que estão falando de você, corrija, agradeça e explique sempre que necessário. E não se esqueça: se você receber um comentário ruim, administre de forma profissional, não se deixe enraivecer ou responder de forma pessoal. Lembre-se que sua intervenção ficará exposta e outros que vierem depois poderão ler como seu restaurante reagiu a uma crítica ou comentário. E, principalmente, caso seja procedente, se resolveu o problema.

5-Tenha um bom site

O site deve ser o centro de seu marketing digital, um lugar onde você domina e controla todas as informações publicadas. Ao contrário dos canais de redes sociais, o website é uma ferramenta sua, onde as informações publicadas são de sua inteira responsabilidade. Ele deve ter informações corretas e atualizadas, fotos atraentes, conteúdo excepcional e ser customizado para aparecer nas buscas do Google e demais locais da internet.

Um site velho e desatualizado perde relevância nas buscas do Google e esconde e cria uma imagem negativa de seu restaurante. E não se esqueça: a maioria dos acessos hoje já é feito pelo celular. Logo, seu site tem que ser bem customizado e adaptável ao mobile.

6- Faça campanha no Google

O número de restaurantes e novos estabelecimentos nesse mercado de comida e bebida é grande e está sempre surgindo coisa nova. Garanta que seu restaurante continue na memória dos seus clientes e esteja sempre entre as opções deles. Para isso, seja fácil de ser encontrado e apareça cada vez que eles procurarem por sugestões de comer fora.

Para isso, o meio mais rápido e eficaz são as campanhas de Google Adwords, ou seja, os resultados pagos para buscas no Google.

Por onde começar seu marketing de restaurantes?

A primeira coisa é obter ajuda profissional para entender como está sua presença digital e fazer seu restaurante aparecer em qualquer forma de busca que seu cliente fizer.  Para isso, você pode contratar uma equipe própria, que normalmente é opção mais cara e nem sempre com os melhores resultados, ou terceirizar para alguém focado no assunto e que conheça as ferramentas digitais.

Nós da CemPorcentoDigital somos totalmente focados em marketing digital, com especialização no tema mkt de restaurantes.  Fale conosco e consulte o que podemos fazer para que sua marca esteja na web. veja nossos pacotes. Nossos preços cabem no seu bolso.

 

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