Loading…
a importância de campanhas email marketing

Email marketing, uma poderosa ferramenta de negócios

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O email marketing é uma poderosa ferramenta de negócios, excelente para fidelizar e ganhar novos clientes. Às vezes, com tantas novidades, acreditamos que coisas como email marketing, que já estão no mercado há tanto tempo,  se tornaram velhas e ultrapassadas. Mas o email marketing continua válido para relacionamento com clientes e muito eficaz para aumentar o tíquete médio com cada um deles, mas apresenta muitas chances de negócios com os mesmo clientes, além de atração de novos.

Além de permitir manter contato, o email marketing traz informações valiosas sobre aqueles potenciais clientes que estamos querendo atrair, nos informando sobre quem é, como acessa nosso conteúdo, quantas vezes acessa, quanto tempo permanece nele e muitas outras informações úteis para a área comercial.

Planejar o que vai ser feito, quais os objetivos e como vai ser executado, ou seja, planejar a ação de forma eficaz é o passo fundamental para fazer do email marketing uma poderosa ferramenta. Outro fator fundamental para obter sucesso é ter uma boa lista de email. Usar e-mails desativados ou comprados pode fazer o remetente ser classificado como Spam e colocado automaticamente em uma lista negra – as temidas blacklist.

 Ações recomendadas em campanhas de email marketing

Abaixo, listamos algumas ações recomendadas na hora de começar a criar sua campanha de email marketing:

– Não compre listas de terceiros:

Todas as empresas que vendem listas para envio de email marketing garantem que suas listas são boas e seus usuários pessoas reais. Entretanto, o que garante mesmo uma boa lista é quando ela vem da sua empresa.

Para o email marketing obter sucesso é fundamental que quem receba esteja a fim daquele conteúdo. Nada mais irritante do que ver sua caixa de email entupida de remetentes que você nem conhece e sobre o qual não possui qualquer interesse. Isso só cria uma imagem negativa da sua empresa, com chances praticamente nulas de conseguir algum resultado.

 – Planeje sua ação:

De nada adianta gastar seu tempo escrevendo a esmo sobre algum conteúdo e depois não ter uma estratégia de quando enviar, para quem, com que objetivo. Um email marketing requer um planejamento de quais serão as próximas ações, como vamos analisar os resultados e os passos seguintes. Se alguém clicou naquela publicação, que tipo de conteúdo eu mando da próxima vez? Se não clicou, que tipo de ação pode ser mais acertada num email seguinte?Com planejamento, transformamos os envios em lucros

– Escolha bem o título do email:

A escolha certa do título é fator absoluto de sucesso. As vezes o conteúdo é ótimo, mas se o assunto do email não desperta a atenção do leitor a chance de ele não ser lido é grande. Por outro lado, títulos enganosos provocam reação de irritação.

Por isso, o título tem que usar as palavras certas, saber o que gera cliques, que tipo de palavra-chave deve ser utilizada. Também é fundamental saber a linguagem que vais er utilizada, se vai ser um título mais informal ou se vai expressar maior seriedade. Tudo isso é definido na estratégia e não há certo e errado a priori, Tudo depende do público-alvo do email marketing

– Design é fundamental:

Outro ponto que muitas vezes é negligenciado é o design. E imagem pode não ser tudo, mas é fundamental. A qualidade estética e do conteúdo contam muito. Lembre-se que aqui o usuário provavelmente está lendo por curiosidade, porque algo lhe despertou a atenção. Não se trata de um contrato ou algo do tipo. Precisa ser agradável aos olhos e fácil de ler. Todo mundo tem pouco tempo e a forma do email é fundamental para conduzir o leitor até os objetivos pretendidos. O primeiro desafio é fazê-lo abrir o email. O segundo é fazer com que ele leia e capte a nossa mensagem.

E lembre-se: cuidado com os erros de ortografia e de português. Um email com erros, além de comprometer a credibilidade, cria má vontade no leitor e provoca rejeiçãoo do conteúdo. Imagens de baixa resolução também devem ser evitadas.

– Call to Action (CTA):

As CTAS são aquelas frases que instigam o leitor à ação. Frases como   “Clique agora e veja nossas ofertas” são importantes para ajudar o leitor a continuar em contato com a empresa caso ele tenha gostado do conteúdo. A newsletter não deve abusar desse recurso, sendo recomendado no máximo duas CTA por email.

– Deixe visível o link para descadastrar:

Atualmente, as próprias empresas de email já ajudam a colocar seu email numa lista de indesejáveis. E nem precisa ser Spam. A Microsoft, por exemplo, criou uma caixa de e-mails secundários para desviar aqueles e-mails que chegam com frequência e não são abertos. Ou seja, se uma empresa enviar muitos emails para um endereço conhecido, mas a pessoa estiver sem tempo de ler, ou não se interessar em abri-los com frequência, esses e-mails podem até acabar indo para o lixo eletrônico automaticamente, mesmo sendo de remetentes conhecidos.

Ser classificado como blacklist ou Spam é péssimo e faz com que suas campanhas de e-mails tenham cada vez menos efetividade. Por isso, além de usar boas listas, é importante dar muita facilidade para que seu destinatário se descadastre ou peça para ser retirado de sua lista de usuários.

Muitas vezes, quem está fazendo os e-mails marketing ou newsletter acha que perder um contato de sua lista é negativo, entretanto mais negativo é ser colocado em uma lista de spam ou blacklist. É gasto de tempo e dinheiro para nenhum resultado. Por isso, não se engane. O objetivo de uma campanha de marketing é obter resultados efetivos.

– Análise de resultados de email marketing

Avaliar o que aconteceu com nossos email marketing após seu envio é fundamental para saber se a ação foi bem sucedida e atingiu seus objetivos. Para isso, é fundamental que a ferramenta utilizada para envio possua métricas que permitam entender o desempenho da campanha. Algumas métricas sugeridas são: taxa de abertura (quantas pessoas abriram o email); taxa de conversão (quantas clicaram nele ou fizeram algum cadastro); taxa de descadastrados (quantos quiseram deixar de receber) e entregabilidade (quantos e-mails voltaram)

Observando essas boas práticas, a chance do email marketing se transformar em uma poderosa ferramenta de negócios para sua empresa é grande. A 100% Digital (www.100porcentodigital.com.br) ajuda sua empresa a ter um bom impacto digital e cativar novos negócios.

Entre em contato e descubra que agora sua empresa pode ser 100% Digital!!Nossos orçamentos cabem no seu bolso. Confira!

 

 

Deixe uma resposta

Call Now Button
0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×