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Engajamento nas redes sociais: publicar bom conteúdo é fundamenta

Engajamento nas redes sociais: bom conteúdo é fundamental

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Conseguir engajamento nas redes sociais é o grande desafio de todos que operam esses canais para as empresas. O poder das redes sociais para manter seus consumidores em contato com sua marca é inquestionável e as mídias sociais, sem dúvida, são as ferramentas de engajamento que mais crescem na internet. Mas também as mais difíceis de dominar. A grande arma para fidelizar e atrair consumidores nas redes sociais é oferecer um conteúdo atraente, que seus seguidores vejam valor em receber. Uma grande dica para isso é: humanize sua marca.

Como fazer isso? Vamos apresentar a seguir três dicas para criar um calendário interessante para você publicar em suas redes sociais e encantar seus clientes. Trabalhe com conteúdo que aproveite as datas festivas, promova eventos e publique tendências e novidades da sua área. Mas é preciso ir além de sejam  focar apenas na sua marca. É preciso encantar seus seguidores!

Datas Festivas: ótima oportunidade de obter engajamento nas redes

Crie promoções aproveitando as datas comemorativas. Se você é um restaurante, por exemplo, pode promover vários cardápios e promoções usando datas como Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, etc.

Todo mundo sabe que essas datas mexem com as pessoas, para o bem e para o mal. Todo mundo quer sair no Dia dos Namorados para uma comemoração especial, mas é uma tarefa de enlouquecer encontrar uma boa oferta. Trabalhe nisso, entenda os problemas e ofereça ofertas que saiam do lugar comum e tente resolver os gargalos. Isso vale para vários segmentos como comércio, cabeleireiros, pet shops, etc.

Engajamento nas Redes Sociais: Datas Comemorativas são excelentes conteúdos para engajar nas redes sociais
Datas Comemorativas são excelentes conteúdos para engajar nas redes sociais

Além das ofertas e promoções, é possível criar posts simpáticos, divertidos, “fofos”, que engajem as pessoas e dê aquela vontade de compartilhar o post com os amigos. Afinal, é sua marca que está sendo propagada. Em com conteúdo positivo, isso não tem preço.

Mas o verdadeiro chamariz é criar comemorações e promoções fora das datas óbvias. Por exemplo, é noite do Oscar, o que vale a pena oferecer pegando carona no tema do dia ou da semana? Se você tem uma marca jovem, por exemplo (pode ser lanchonete, bar ou moda jovem, só para citar alguns), aproveite o lançamento de um blockbuster que está fazendo sucesso e brinque com isso. Isso é ouro em redes sociais. Peça sugestão de seus clientes para criar os conteúdos e promoções. Isso ajuda muito a trazer os clientes para perto da sua empresa.

Crie Eventos: redes sociais são excelentes para divulgá-los

Cada negócio tem oportunidades para criar eventos e as redes sociais são excelentes para promovê-los. Pode ser uma venda anual, ou um dia de doação (você recolhe alguma coisa que seus clientes doam), um componente específico para promover (semana do camarão, Semana Promoção de Sorvete de iogurte a preços especiais, Semana dos Acessórios de Prata, Mês da Promoção de Balayage no cabelo, etc).

O evento tem sempre uma pegada social, que precisa ter aderência com seu público. Veja algo que eles amem e trabalhe em cima disso, tentando juntar uma comunidade de clientes ou potenciais clientes que se encontram no seu ambiente de negócios. Aproveite e seja gentil, seus clientes serão gentil de volta. E isso significa negócios.

Engajamento nas redes sociais: Crie Eventos e Divulgue nas Redes
Crie Eventos e Divulgue nas Redes: esse tipo de ação engaja seguidores

Outra ideia é comemorar algo com seus clientes. Por exemplo, chegou o dia de comemorar sua milésima pizza. Envolva seus clientes para atingir sua marca e a cada meta alcançada, você oferece alguma vantagem para quem não pode comprar e faz uma boa ação. Bingo! Comemore com eles quando atingir as metas, mostre-se agradecido e generoso. Além do lucro, estamos falando em aproximar seus clientes da sua marca, a serem defensores do seu estabelecimento porque eles admiram seu jeito de existir.

Alie-se a tendências e provoque engajamento nas redes

Algumas tendências de mídia social surgem do nada. Outras ocorrem seguindo a regularidade do calendário. Independentemente da razão, as tendências conectam suas marcas com a atualidade e são ícone poderosos para conectar sua marca com clientes nas redes sociais.Você pode usar vídeos bobos ou se associar a verdadeiros movimentos e causas. Usando ícones e #hastags em suas mídias sociais, você faz com que seu consumidor se sinta parte das tendências, compartlhe ou curta para fazer parte de algo que está na moda ou que todos estão comentando.

Engajamento nas Redes Sociais: Alie-se a tendências, publique posts com #hastages que tenha afinidades com eles
Alie-se a tendências, publique posts com #hastages que tenha afinidades com eles

Algumas marcas criam regularmente conteúdos usando os assuntos mais comentados, os grandes temas do dia nas redes sociais e se insere nele, permitindo que seus clientes façam o mesmo através de suas redes sociais. O Pinterest, por exemplo, é excelente rede para fazer isso. No caso das tendências e promoções sociais, é preciso estar atento ao tom e ao politicamente correto. As redes são implacáveis, politicamente corretas e é preciso cuidado para não errar o tom. Veja algumas recomendações:

–       todos são construídos em torno de tendências previsíveis, eventos de cultura pop, fenômenos populares e lançamento de produtos

–       Cada um usa um leque diversificado de formatos e mídias de publicação (animações, vídeos, textos divertidos, etc)

–       Todos os posts trabalham a natureza social, o lado humano do acontecimento, em vez de trabalhar a tendência de uma maneira auto-promocional.

Conteúdo atraente: humanize suas redes sociais

Seja qual for a razão que você vai encontrar para engajar seus clientes nas redes sociais, é fundamental fazê-lo de forma profissional e com objetivo e metas definidas. É preciso humanziar seus canais e se aproximar de seu consumidor. Uma boa pesquisa de palavras-chave, planejamento de posts e atenção às respostas e reação de seus consumidores são ferramentas fundamentais para mostrar como fazer isso. Essas ações devem fazer parte do seu dia a dia na administração de suas redes.

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