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Sites e redes sociais: como usar a cor certa para atrair negócios

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O contraste é a cor mais quente!

Qualquer conteúdo digital precisa orientar o visitante a fazer alguma ação.  Esse recurso chama-se Call To Action (CTA), que é um botão colocado na página ou no post instigando ao usuário alguma ação a fazer. Se não houver essa indicação, o que acontece é que o visitante lê o conteúdo e , mesmo gostando, pode simplesmente ir embora sem converter.  Uso da cor certa nos botões das CTAS é fundamental para transformar visitantes em negócios.

Há várias forma de CTA, desde o convite para download de um ebook, assinatura de uma newsletter gratuita, um vídeo de demonstração de seu produto ou serviço ou a chamada para a compra propriamente dita. Normalmente, se faz isso através de um botão que vai levar o visitante a fazer uma ação, que poderá resultar em venda imediata ou futura.

A CTA pode até não converter em venda imediata, mas através dela é possível conseguir o email do visitante (fazendo com que você tenha como entrar em contato com ele no futuro) ou mesmo conseguir fechar uma venda ou pedido. Com o email, no futuro você pode enviar uma oferta, mandar uma newsletter ou, por exemplo, convidar a pessoa a conhecer mais sobre o seu produto ou serviço clicando no “link ou botão a seguir”.

Pela importância desse recurso, há muitas teorias e regras de como fazer as CTAs e uma delas muita importante é a cor do botão. Há muitas crendices e lendas, dando como mais eficiente essa ou aquela cor. Mas estudos de usabilidade e design mostram que não há uma cor única e certa. A eficácia está ligada ao contraste. Para o verde, o vermelho, para o azul, o amarelo, e por aí vai..

Escolha a cor certa para fazer seu botão de ação (CTA). Trace uma linha reta e encontre o contraste certo.

O cérebro é programado para dar atenção a coisas, e cores, que fogem do padrão. Por isso, se o seu site é predominantemente azul, para chamar atenção e levar à ação use a cor mais contrastante. No caso do azul, o alaranjado. Olhe na ilustração acima, trace sempre uma linha reta e chegará ao aposto da cor. Para o roxo, o amarelo, e assim em diante. Cada cor tem sua oposta.

Outro ponto importante é fazer CTAS adequados a cada público, limpos, objetivos, espaçados (não três a cada tela, por exemplo!) e que gerem valor para quem clicar neles. E lembre-se: não saia colocando todos os botões da mesma cor só porque no post passado ele funcionou e converteu mais. Use bem a cor, crie contraste e torne seu site ou post em redes sociais eficazes ferramentas de atração e conversão. E tenha em mente. A cor do botão, na verdade, não importa. O que atrai e vende é o contraste!

 

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