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escolha a keyword certa para seu negócio

Como escolher a keyword certa para seu negócio

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Em uma plataforma de busca tão densa quanto o Google, aparecer na lista dos primeiros resultados de busca quando alguém procurar pelo seu nome ou produto é o grande objetivo de todos que estão na web. Com isso, a adoção de estratégias voltadas para passaram a ser muito mais relevante, tendo em vista que são determinantes para mostrar seu site ou anúncio para quem procura pelos seus serviços, blog ou páginas de ofertas.

Keywords, ou palavras-chave, são uma das muitas ferramentas de otimização de busca. Trabalhar com keywords é encontrar as palavras certas para estruturar seu conteúdo ou anúncios utilizando-as. Essa seleção é o primeiro passo para ser bem sucedido na pesquisa de algum assunto ou termos utilizados pelos usuários para procurar soluções.

Como escolher as keywords certas?

Atualmente, conhecer as keywords ou palavras mais buscadas no seu negócio é também uma forma efetiva de entender como o mercado pensa. A grande questão, porém, é como escolher as palavras-chave adequadas. Aqui, separamos os critérios que você deve ter em mente ao selecionar as keywords para o seu site:

Relevância
As palavras escolhidas devem sempre ter relação com seu negócio, para que quem quiser buscá-lo, ache-o. Para escolher as palavras e termos, não se deve somente descrever, mas também pensar como seu prospect: “Como essa pessoa buscaria o seu conteúdo no Google?”.

Volume
O volume é a variável que mostra que estar em primeiro lugar nas buscas do Google não significa ter muitas visitas. O sucesso depende também da quantidade de vezes que sua palavra-chave é pesquisada. Por isso, na hora de escolhê-las, é bom ter noção do número de vezes que os usuários já a buscaram. Para isso, você pode usar o próprio Google Adwords ou o SERPs (https://serps.com/tools/keyword-research/).

Dificuldade
Outro fator considerável é a dificuldade que a sua palavra-chave encontra para chegar ao topo do ranking da página no Google. Estar no topo dessa página funciona como um leilão, em que os “lances” geram o custo por clique (CPC) em relação à palavra. Os termos com o CPC mais alto têm, a partir dessa lógica, um maior número de pessoas competindo pelo topo.

Escolher a palavra-chave ideal é encontrar o equilíbrio desses três aspectos. Por exemplo: uma palavra relevante com um baixo volume de busca não serve de nada, pois mesmo sendo relacionada ao tema não vale o investimento por ser pouco procurada.

Passo a passo para escolha de  keywords

Para finalizar, vamos lembrar e pensar nos passos que um especialista de marketing digital daria para escolher as palavras-chave para seu site:

1. Pense como seu consumidor ou prospect: como essa pessoa chegaria à sua empresa no Google? Que termos seriam relevantes? Que problemas poderia estar tentando solucionar?
2. Liste as palavras-chave relevantes: a partir do raciocínio da pergunta 1, liste as palavras que surgirem desse brainstorm. Nesta etapa, o importante é pensar em qualquer coisa que reflita sua empresa no mercado, sempre da visão do cliente.
3. Estime o volume das buscas: com a lista pronta, seguimos para o passo de investigar os termos escolhidos e designar prioridade para os que possuem um maior volume de busca. Assim, podemos descartar os que nunca, ou quase nunca, seriam buscados.
4. Analise a dificuldade: agora que temos a lista com as palavras mais seletas devemos analisar a dificuldade que teríamos com essa palavra de mantê-la no topo do ranking do Google. Lembrando também que, muitas vezes, estar no topo significa um CPC mais alto, o que dependendo do preço pode não pagar todo o tráfego conseguido com esse processo. Devemos buscar o equilíbrio, e assim priorizamos as palavras-chave que não tenham uma dificuldade alta, mas alta o suficiente para torná-las relevantes.

Gostou desse conteúdo? Deixe aqui seu comentário ou entre em contato se tiver alguma dúvida ou precisar de nossa ajuda para fazer seu site ou blog ficar bem posicionado nas pesquisas do Google. Lembre-se: a maior parte das pessoas pesquisa no Google por algum serviço, produto ou empresa antes de se decidir pelo fechamento de um negócio ou aquisição de algum produto ou serviço.

Esteja bem na pesquisa. Seja relevante aos olhos do Google!

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